Trabalhos

Normas e Modelo do Pôster

A elaboração do Pôster deverá ser realizada dentro do arquivo modelo (hipotético) disponibilizado abaixo, que se encontra devidamente formatado e com o cabeçalho e rodapé do evento.

Não é permitido alterar o layout do modelo do Pôster. Apenas inserir no local indicado, a logomarca de sua instituição (universidade, entidade, etc.).

Modelo – Pôster: Clique Aqui para fazer o download do arquivo.

I- Informações Gerais

1. Somente os trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-científica terão o direito de serem apresentados na Sessão de Pôsteres;
  2. Recomenda-se rigor na elaboração e apresentação dos Pôsteres, pois todo o conteúdo e conceitos emitidos serão de inteira responsabilidade dos autores;
  3. Serão disponibilizados painéis contendo o número de identificação do trabalho onde deve ser fixado. A montagem do Pôster somente poderá ser realizada no painel indicado;
  4. Recomenda-se utilizar o formato “banner com cordão”, uma vez que os painéis para exposição conterão ganchos;
  5. Os Pôsteres devem ser fixados no dia 22 de novembro de 2017, das 07h30 às 09h, e retirados ao término do evento;
  6. O autor apresentador do trabalho deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição. A integridade do Pôster é de responsabilidade do apresentador e a Comissão Organizadora não se responsabiliza por danos ou furtos;
  7. Local, dia e horário das apresentações estão especificados na programação do evento;
  8. Apenas fará jus ao certificado de apresentação, o trabalho efetivamente apresentado na sessão de Pôsteres;
  9. No certificado constará o nome do autor apresentador, o título do trabalho enviado e/ou finalmente aprovado pela Comissão Técnico-científica, e os nomes dos demais co-autores, de acordo com o enviado no sistema;
  10. O certificado de apresentação será enviado a partir do dia 01 de dezembro de 2017 no e-mail do participante (apresentador), informado no formulário de inscrição. Será emitido somente um certificado por trabalho apresentado.

II- Normas Para Elaboração do Pôster

1. Utilizar o arquivo modelo;
  2. Para facilitar o entendimento, deve ser evitado o excesso de texto, sendo preferida a utilização de destaques: tópicos, esquemas, figuras, fotografias, tabelas e gráficos;
  3. O texto do Pôster e as imagens disponíveis devem ser legíveis para que o leitor consiga visualizá-los perfeitamente a uma distância mínima de 2,0 metros;
  4. A estrutura do Pôster deverá ser organizada na seguinte sequência: Título, Autores, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas (quando houver citação no Pôster).

III- Preparo e Formatação

1. Idioma: somente português;
  2. Dimensões: 90 cm (largura) x 120 cm (altura) – formato retrato;
  3. Fonte: Arial;
  4. Título: tamanho da letra 65, caixa alta (exceto para nomes científicos), em negrito e centralizado. Deve ser redigido igual ao título do trabalho enviado e/ou finalmente aprovado pela Comissão Técnico-científica;
  5. Autores: tamanho da letra 55, negrito e centralizado. Redigir o nome completo de todo(s) o(s) autor(es) abaixo do título, com apenas as iniciais Maiúsculas (por exemplo: José Martins de Souza) e separados por vírgula. O penúltimo e último autores serão separados pela conjunção "e". Sublinhar o nome do apresentador;
  6. Nota de Rodapé do(s) Autor(es): tamanho da letra 40. Para todos os autores, redigir a formação acadêmica; mais alto grau acadêmico; função ou ocupação (professor, pesquisador, estudante, etc.); instituição (nome por extenso e sigla); cidade e estado. Informar o e-mail apenas do primeiro autor;
  7. Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusões: negrito, tamanho da letra 40 a 45, com apenas as iniciais Maiúsculas. Deverão ser redigidos de forma resumida, contendo apenas as informações essenciais;
  8. Agradecimentos (opcional): negrito, tamanho da letra 40 a 45, com apenas a letra inicial Maiúscula. Se for o caso, fazer agradecimentos breves, a exemplo de apoio financeiro.
  9. Referências Bibliográficas (opcional): negrito, tamanho da letra 40 a 45, com apenas as iniciais Maiúsculas. Citar apenas as referências utilizadas no Pôster, se houver;
  10. Tabelas e Figuras: deverão ser preparadas de forma concisa e clara, com legendas explicativas com tamanho de letra 40 a 45;
  11. Fotografias: deverão ter autoria e legenda explicativa;
  12. Impressão: recomendável que seja realizada em gráficas (ploter);

Dúvidas com o seu Pôster?

Entre em contato conosco: resumosnms2017@fundacaomt.com.br